Instruções do Exame

Anticorpos Anti Adrenal

Instruções para paciente

Jejum não obrigatório.

Detecta anticorpos contra células produtoras de esteróides. São detectados 3 antígenos: 17-alfa-hidroxilase (P450c17), 21-beta hidroxilase (P450c21) e Colesterol Desmolase (P450scc). Todos os três são produzidos pela glândula adrenal, a diferença é que 17-alfa hidroxilase (P450c17) também é encontrada em testículos e ovários; o colesterol Desmolase (P450scc) também é encontrado em testículos, placenta e ovário enquanto 21-beta hidroxilase (P450c21) ) é específico da glândula adrenal.
Todos os três autoanticorpos estão associados à doença de Addison e outras doenças, como falência ovariana prematura, e doença poliglandular autoimune tipo 1, 2 e 3.


Para investigação da auto-imunidade da glândula adrenal existem duas possibilidades metodológicas. A primeira é a imunofluorescência indireta, realizada em lâminas de tecido adrenal. A segunda é realizada através de radioprecipitação com a enzima 21-hidroxilase marcada, tendo em vista a descoberta de que a 21-hidroxilase é o maior auto-antígeno reconhecido pela imunofluorescência. Ambos os testes podem receber a denominação genérica de anticorpo anti-adrenal, o ideal é o médico especificar qual o método para realização.

No Hermes Pardini realizamos apenas por imunofluorescência indireta.
Os exames apresentam diferenças de desempenho clínico e custo.