Instruções do Exame

Plasma Pobre em Plaquetas

Instruções para paciente

Realizar coleta no tubo de citrato observando adequação dos seguintes pontos: vácuo, proporção anticoagulante/sangue, não realizar garroteamento prolongado, evitar coleta traumática e homogeneização por inversão delicadamente.
- O tubo de citrato para a realização do exame deverá ser o primeiro na ordem de coleta (quando não houver hemocultura).
- Imediatamente após a coleta deve-se centrifugar o tubo primário (citrato) a 3000 RPM - 15 minutos ou 3500 RPM 10 minutos. Não ultrapassar 1 h após a coleta.
- Após a centrifugação do tubo de citrato, deve-se pipetar delicadamente o plasma sobrenadante sem ressuspender o pellet de células, pipetar apenas 2/3 do plasma do tubo primário.
- Transferir o plasma sobrenadante pipetado para um tubo de ensaio limpo de plástico.
- ATENÇÃO! não pode ser utilizado tubo de vidro para a preparação desse material.
- Imediatamente após a transferência do plasma, deve-se centrifugar novamente o material já no tubo secundário (plástico) a 3000 RPM 15 minutos ou 3500 RPM 10 minutos.
- Após a centrifugação secundária, deve-se novamente pipetar delicadamente o plasma sobrenadante sem ressuspender o pellet de células , pipetar apenas 2/3 do plasma do tubo , e transferir o mesmo para um tubo de transporte.